Pré-Escolar

Ana Pinto de Sousa

Coordenadora Pré-Escolar

A Educação Pré-escolar tem um papel determinante no futuro da criança. É nesta fase que a criança desenvolve a capacidade de aprender a aprender, não só no plano intelectual mas também no plano social e afetivo. Cabe aos pais fazer uma escolha educacional fundamentada. No Colégio da Bafureira contamos com um projeto inovador que promove o desenvolvimento global da criança.


No Colégio da Bafureira, a Educação Pré-escolar assume um papel fundamental na formação dos nossos alunos, acreditamos que todas as aprendizagens realizadas ao longo desta etapa farão a diferença no futuro. Aprender a gostar de aprender faz com que a criança se entusiasme com a vida escolar e a valorize.

Lecionada por uma equipa de profissionais altamente dedicados e qualificados promove o sucesso na aquisição das diversas competências através de uma aprendizagem construtivista. Isto significa que é a própria criança que constrói o conhecimento através de um processo de descoberta no qual experimenta, coloca hipóteses, analisa e elabora conjunturas, faz previsões e toma decisões. Este desenvolvimento acontece não só no plano intelectual, mas também ao nível emocional e social.

No Colégio da Bafureira a criança é reconhecida como cidadã do Mundo e não apenas como futura cidadã, nesta linha de pensamento as nossas crianças participam ativamente no Projeto Pedagógico estando envolvidas, informadas e sendo consultadas. É neste envolvimento que a criança descobre a capacidade de trabalhar com os outros, as possibilidades de comunicação, a construir o seu projeto de vida.

Educar a criança para ser solidária, resiliente, para um olhar positivo sobre as assimetrias é um dos objetivos do nosso Colégio.

Os nossos programas são caracterizados por conteúdos vastos que se apresentam através da interdisciplinaridade. Em cada aprendizagem a criança desenvolve conhecimentos nas diversas áreas. Desde os 3 anos as crianças experimentam atividades ao nível da:

  • Comunicação: apresentações de conhecimentos, iniciação à linguagem oral e abordagem à escrita (português e inglês), iniciação ao raciocínio lógico e matemático, educação tecnológica;
  • Expressões: educação motora e artística (artes visuais, dramática, música e dança);
  • Conhecimento do Mundo: ciências experimentais, atividades no laboratório, ciências sociais;
  • Formação Pessoal e Social: educação para a cidadania, atividades da vida prática.

As famílias e a comunidade são os nossos parceiros neste projeto, existindo uma constante interação e envolvimento entre todos.